Medicina realiza ação no Sider Shopping


O evento "Osteoporose: faça da sua saúde óssea uma prioridade" aconteceu no último sábado

Publicado em 25/5/2017

O último sábado, 27, foi de ação social no Sider Shopping. Os alunos da Liga Acadêmica de Reumatologia, do curso de Medicina, deram orientações sobre Osteoporose à população, a fim de minimizar os déficits causados pela patologia.

A doença, que é silenciosa e atinge principalmente mulheres no período da menopausa, é causada pela perda da mineração dos ossos, reduzindo sua força e espessura. “A Osteoporose quase nunca apresenta sintomas, só é notada quando surgem as primeiras fraturas e pode provocar, também, deformidades”, explicou a aluna do oitavo módulo, Flávia Fagundes.

O exame feito para identificar a doença é a Densitometria Óssea, que é rápido e indolor. “Vimos que muitas pessoas desconhecem esse procedimento ou não sabiam a periodicidade que ele deve ser feito”, continuou a futura médica, Flávia.

A dona de casa de 53 anos, Joana Pereira, já está de consulta marcada para realizar o procedimento. “Comecei a ter dores nos ossos durante a menopausa e minha médica me encaminhou para um ortopedista, que prontamente marcou o procedimento”, lembrou. “É muito bom quando um simples passeio no shopping se torna uma fonte de informações de qualidade para a nossa saúde”, acrescentou Joana.

Os hábitos como fumar, consumir álcool e café em excesso e sedentarismo podem aumentar as chances de apresentar a patologia, segundo a aluna Débora Cabral. “O tratamento para a Osteoporose é feito, em alguns casos através de reposição hormonal e de cálcio. Para prevenir, é importante manter uma dieta balanceada, rica em verduras, leite e seus derivados; a prática regular de atividade física e exposição ao sol nos horários recomendados”, finalizou a acadêmica.


Veja Também: