Medicina da Família


Professoras do curso de Medicina escrevem capítulo de livro

Publicado em 27/3/2019

Quantas pessoas você conhece que já tiveram vontade de publicar um livro ou até mesmo participar escrevendo um capítulo? Um sonho que para muitos pode ser difícil de ser alcançado, é realidade para as professoras do curso de Medicina: Márcia Cardoso, Claudia da Costa, Valeria Carvalho e Danielly Almeida, que colaboraram com um capítulo no livro “Trato de Medicina de Família e Comunidade”.

A obra que reúne diversos casos com diferentes autores foi um desafio recebido com muita alegria pelas professoras. “O convite foi feito pelos organizadores do livro, José Mauro Ceratti e o Gustavo Gusso – falecido em 2018. Junto com a equipe de pediatras do UniFOA construímos esse capítulo”, comentou Márcia.

O trecho elaborado pelas profissionais fala sobre a icterícia nas crianças e os cuidados que o médico de família deve ter. “Trabalhamos com um pequeno resumo do tema, alguns insights mais importantes que ele deve saber e o tratamento adequado”, acrescentou Márcia Cardoso.

O reconhecimento do trabalho é, segundo a professora Valeria Carvalho, um incentivo, não só para as médicas continuarem suas pesquisas e estudos, mas também aos alunos, futuros profissionais. “Além do estímulo de poderem ter perto por perto professores que têm publicações em livros de destaque como esse, os acadêmicos também perceberem que não é por estarem no interior que não podem ter publicações suas em livros e editorias”, enfatizou.

Juntas há mais de 15 anos, a professora Claudia da Costa destaca a harmonia com que o grupo trabalha. Cada uma atua em uma área diferente dentro da pediatria. As experiências permitem que tudo funcione de forma completa para o aprendizado dos alunos. “Quando surgiu a proposta para o livro, a Márcia comentou com os organizadores se que toparia se tivesse a participação de todos, justamente por sermos uma equipe unida”, finalizou Claudia.


Veja Também: