Ligando Vidas


Curso de Publicidade experimenta novas vertentes profissionais

Publicado em 23/10/2017

Ex-alunas do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram a nova identidade visual da Organização de Procura de Órgãos de Barra Mansa à equipe da Santa Casa de Misericórdia e da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 20 de outubro. O projeto que também contou com a elaboração de um documentário foi vencedor do Intercom Nacional, maior congresso de Comunicação da América Latina.

“Vivemos um momento de muita alegria ao constatar que a ideia tão ingênua de contribuir conosco tenha rendido tantos frutos”, disse o provedor da Santa Casa, Getúlio Pereira. “Com o prêmio, promovemos o reconhecimento dos profissionais e do órgão. Os alunos entenderam a fundo nosso conceito e surpreenderam com o resultado”, completou o coordenador médico da OPO, Gilvando de Souza Filho.

As publicitárias Carolina Fazollo e Laís Paulo fizeram a apresentação do projeto “Ligando Vidas” que conta com a identidade visual e também um documentário produzido sobre a OPO. Vinícius Damião, o terceiro integrante do grupo, em viagem ao exterior, foi representado pelos pais no evento. “Estamos muito orgulhosos. Plantamos os frutos e vimos o resultado. Tem valido todo o investimento que fizemos nele, o maior legado que podemos deixar por nossos filhos é a educação. Agradeço à professora Rhanica e ao professor Afrânio por terem abraçado a ideia e orientado o grupo”, enfatizou a mãe do egresso, Maria de Fátima Damião Pereira.

Do início - Tudo começou durante uma palestra sobre a OPO realizada pela Liga de Transplante de Órgãos no curso de Medicina. No encontro, em 2015, a professora Rhanica Coutinho, sugeriu a ideia de contribuir com a comunicação do órgão.

 “A semente germinou e, em 2016, os então alunos elaboraram a identidade visual da OPA e também o documentário para o Trabalho de Conclusão de Curso. Agora, em 2017, se inscreveram e foram premiados no Intercom Sudeste e Nacional”, lembrou Rhanica que, junto do professor Afrânio Moutinho, foi orientadora do projeto.  

- Não basta criar na academia, é necessário devolver para a sociedade. Podemos comprovar nosso envolvimento com a população através desse tipo de ação, completou a professora.

Existem cinco OPOs no estado. Em Barra Mansa, o órgão atua há três anos dentro da Santa Casa de Misericórdia. “Somos os únicos uniformizados, com logotipo próprio e de excelência”, destacou a coordenadora de Enfermagem da OPO, Daniela da Silva.

Aproximação – Os cursos de Jornalismo e Publicidade estão ligados diretamente ao curso de Medicina, através do Projeto TICs Medicina, que são atividades de extensão realizadas em conjunto com os três cursos.

“Fizemos a marca da Santa Casa de Barra Mansa e também a  campanha para doação de córneas da Prefeitura de Volta Redonda.  Acredito que o publicitário fica mais completo quando reconhece a própria atuação em outras áreas”, destacou o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Douglas Gonçalves.  

Os egressos têm interesse em continuar ajudando e novos alunos já estão se envolvendo com o trabalho na OPO a fim de oxigenar ainda mais as ações de comunicação dentro do órgão. “Se uma só vida puder ser salva através de alguma das ações que pensamos, valeu nosso esforço e a nossa vida”, finalizou a professora Rhanica Coutinho.  

Dados – Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera por um transplante. Desse total, 1200 são crianças. Na média divulgada pela OPO, existem 70% de chances de qualquer ser humano precisar de uma doação.

OPO Barra Mansa - Vinculada ao Programa Estadual de Transplante, centralizada na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa/RJ, com atuação na área de doação de órgãos e tecidos para transplante, realiza tal trabalho para melhorar a qualidade de vida de pessoas que necessitam de um órgão ou tecido humano; com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, sendo assim responsável por realizar buscas ativas nos hospitais do Médio Paraíba, com a finalidade de identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos, apoiando todo o processo Doação/Transplante.


Veja Também: