Jardim vertical


Alunos de Engenharia de Produção e Ambiental constroem estrutura

Publicado em 20/6/2018

A Sala Verde Paraíba do Sul desafiou os alunos do terceiro período dos cursos de Engenharia de Produção e Ambiental a construírem jardins verticais, aplicando ecologia e desenvolvimento sustentável. Nessa quarta-feira, 27, eles apresentaram os projetos à banca examinadora e à professora responsável pela atividade, Shane Goulart, no estacionamento do prédio 18, no campus Olezio Galotti. A ideia é que os próximos períodos também desenvolvam as construções para que fiquem expostas no local.

Shane, que também é responsável pela disciplina de Desenho Técnico nessa turma, comentou que os acadêmicos tiveram dois meses para desenvolver o projeto. “Eles pensaram desde a ideia inicial, através de esboços, criação de desenvolvimento de protótipos, materiais necessários, desenhos técnicos utilizando o AutoCAD, a produção do jardim”, listou.

Os grupos foram avaliados nos critérios de sustentabilidade, originalidade e grau de dificuldade da montagem pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção, Bruno Gambarato; pela coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Ana Carolina Callegario, e pelas professoras Shane Goulart e Ana Claudia Almeida, além da aluna do Mestrado Profissional em Materiais, Andrea Felix.

“A Engenharia de Produção sempre trata de otimizar processos e a sustentabilidade é um dos pilares do curso justamente devido à reutilização de materiais, porque quando reutilizamos deixamos de gerar resíduo e agregamos valor a esses materiais, aumentando a vida útil dessas peças e gerando um produto novo”, pontuou Bruno.

O projeto que obteve a maior média entre os jurados foi o da equipe ‘União Sustentável’, composta por alunos dos dois cursos. Os alunos montarão novamente o jardim durante uma oficina da semana acadêmica, no segundo semestre. “Para colocar os vasos de plantas usamos garrafas pet dentro de caixotes de madeira que encontramos na rua; a base que fica presa à parede foi feita com estrado de cama e envernizada para que o material ficasse resistente à agua da chuva e ao sol; as plantas são irrigadas através de uma mangueira de pressão que passa por trás de todo o jardim”, explicou a acadêmica que compôs o grupo, Janine Silva, do curso de Engenharia Ambiental.

- A atividade foi de encontro a tudo o que eles veem em sala de aula. São alunos que ainda estão no início do curso e já têm a vivência de produção de projeto, o que dá um incentivo para que eles entendam que tudo o que é estudado durante as aulas teóricas tem uma aplicabilidade prática”, comentou Ana Carolina Callegario.


Veja Também: