Integração em benefício do SUS

Alunos apresentam projetos do PET/GraduaSUS aos secretários de saúde de Pinheiral e Volta Redonda

Publicado em 25/10/2017

O UniFOA recebeu, no dia 5 de outubro, a visita dos secretários de Saúde de Volta Redonda e Pinheiral, Alfredo Peixoto e Everton Alvin, para uma apresentação dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da área de saúde no PET-Saúde/GraduaSUS. O encontro que aconteceu no auditório do curso de Medicina reuniu também os professores tutores e receptores, responsáveis pela atividade na instituição.

Este encontro específico marcou a atualização sobre a atuação dos alunos às secretarias de saúde. “É de extrema importância abrir as portas do SUS para que instituições participem das práticas com a gente. O resultado disso costuma ser muito positivo, com a atualização dos cursos através das experiências diárias”, destacou o secretário de saúde de Pinheiral, Everton Alvin. “Projetos como esse contribuem de forma imensurável para a saúde e o ensino”, completou Alfredo Peixoto, secretário de Saúde de Volta Redonda.

Os alunos voluntários e bolsistas contaram suas experiências no SUS. “Nosso intuito foi fortalecer a relação serviço-comunidade, mostrar o papel da instituição de ensino nesse processo e de que forma a rede de serviços contribui para o nosso crescimento e nossa reformulação”, destacou a professora do curso de Medicina, Ângela Guidoreni.

As ações do PET despertaram nos alunos a vontade para outras ações.  “Os acadêmicos se encontram tão estimulados que já começaram, por iniciativa própria, a organizarem projetos juntos. É apaixonante ver esse movimento”, destacou o nutricionista e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alden dos Santos Neves.

PET-Saúde/GraduaSUS

O UniFOA é a única instituição privada do Estado do Rio de Janeiro a ser contemplada com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET-Saúde/GraduaSUS. O programa é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade. Participam do projeto os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

Exemplos:

Projeto Curumim – No ano de 2016 foram feitos dois grandes eventos solidários, em outubro e dezembro, na Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, com a mobilização com todos os cursos envolvidos no PET-Saúde.

Projeto Sorrisos do Amanhã – É desenvolvido com gestantes, em comunidades carentes, que estão em pré-natal e visa o esclarecimento de dúvidas, dicas sobre saúde da mãe e da criança que vai nascer.