II Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Evento discute temas multidisciplinares dentro da contabilidade

Publicado em 31/10/2018

A II Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis reuniu alunos, professores e profissionais da área para proporcionar aos participantes conhecimento e reflexão acerca das mudanças, desafios e oportunidades da profissão contábil no cenário atual. O eventro aconteceu entre os dias 29 e 31, no campus João Pessoa Fagundes, e contaram com palestras e minicursos.

A última edição da semana, que aconteceu no ano passado, foi aprovada pelos alunos, segundo a coordenadora do curso, Patrícia Nunes. “O foco do curso de Ciências Contábeis tem sido preparar um contador preparando tanto para trabalhar em empresas, quanto para ser gestor da sua própria carreira como um empreendedor”, comentou Patrícia.

A escolha dos temas e palestrantes foi pensando na necessidade de apresentar aos acadêmicos profissionais que pudessem trazer suas experiências práticas. “Queremos que, desde o início do curso, eles sejam provocados a buscarem qualificação, inovação e criatividade”, continuou.

Auditoria e ética: responsabilidade para a evolução profissional

O prefeito de Volta Redonda e professor do curso, Samuca Silva, ministrou a palestra do dia 29, que abordou “Auditoria e ética: responsabilidade para a evolução profissional”. O prefeito também apresentou o cenário brasileiro atual da área.

“O contador tem um papel fundamental no que aconteceu no Brasil nos últimos casos de corrupção, porque a contabilidade teve interferência negativa, que poderia ser positiva, no caso da Lava-jato, por exemplo”, completou o professor, que também é egresso do curso.

Direito e contabilidade

Segundo o pró-reitor acadêmico, Carlos José Pacheco, que ministrou a palestra “Importância recíproca entre o Direito e a Contabilidade: Interdisciplinaridade é imprescindível na busca do direito, justiça e pacificação de conflitos”, as duas profissões precisam uma da outra no mercado de trabalho.

“O contador precisa ter algumas noções da área do Direito, uma vez que, em alguns casos, os profissionais esbarram em algumas legislações que têm por finalidade regulamentar questões que envolvam diretamente a área jurídica”, pontuou o professor.

Os alunos do Diretório Acadêmico atuaram na organização do evento. “Pensamos, junto a coordenação, os temas que estão em alta e precisam ser discutidos mais amplamente, uma vez que forma profissionais completos e aptos para transitar em todas as áreas da contabilidade”, comentou o presidente do diretório, Rômulo Guimarães.