I Feira de Capacitação à Prática Profissional

Curso de Direito promove evento com foco no mercado de trabalho

Publicado em 5/11/2018

A I Feira de Capacitação à Prática Profissional, promovida pelo curso de Direito, reuniu professores, alunos e profissionais da área para o aprimoramento e qualificação do corpo discente para o mercado de trabalho, no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti, nessa segunda-feira, 5.

A abertura contou com a presença do vice-presidente da FOA, Eduardo Prado; com o pró-reitor acadêmico, Carlos José Pacheco; com a coordenadora do curso, Úrsula Amorim; com desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Carlos Bitencourt; com o delegado De Polícia do Estado Do Rio De Janeiro, Marcelo Russo; e com a egressa do curso e procuradora do município de Volta Redonda, Yasmin Arbex.

O evento vem para atender à demanda dos alunos, segundo Úrsula. “O principal objetivo é disponibilizar para os acadêmicos algumas oficinas e palestras voltadas para empreendedorismo, oratória, o desempenho de cada profissão no exercício da justiça, entre outros, com profissionais de destaque que falarão um pouco das suas experiências práticas”, continuou a coordenadora.

Para os alunos interessados em seguir a carreira do magistério, Antônio Carlos Bitencourt pontuou os principais pré-requisitos. “A primeira dica é ter vocação, pois é uma área que exige muito estudo e dedicação, além de capacitação, perseverança e ser guerreiro”, listou.

A feira também auxilia os alunos na escolha do estágio. “O acadêmico, desde o primeiro período, já vai se habituando com algumas profissões para poder definir suas afinidades para as futuras práticas profissionais”, completou Úrsula.

Formada em 2011, Yasmim Arbex voltou ao UniFOA para conversar com os acadêmicos sobre sua vivência na procuradoria de Volta Redonda. “Durante a graduação, fiz estágio na procuradoria geral do Estado e me identifiquei com essa vertente do Direito. É fundamental trazer a prática profissional para os alunos para que eles tenham contato com a prática”, continuou.

“A feira nos permite, dentro da graduação e no processo de aprendizagem, transpor barreiras, saindo da metodologia teórica e indo para os exemplos práticos. Muito nos orgulha receber uma egressa que hoje é procuradora concursada do município, isso é o que nos motiva a cada dia: saber que pessoas passam por aqui e muito dos seus sonhos são realizados devido às sementes plantadas aqui”, afirmou o pró-reitor acadêmico, Carlos José Pacheco.

– O curso de Direito teve início em 2002 e já tem egressos atuando nas esferas públicas da profissão. Que os alunos aproveitem toda a experiência que esse grupo de palestrantes têm, porque o futuro está mudando muito e é necessário se qualificar nas questões sociais que se atualizam o tempo todo, concluiu o vice-presidente, Eduardo Prado.

Tags: