Gestão de Conflitos Corporativos


V Semana Acadêmica de Administração discute o tema através das metodologias ativas

Publicado em 10/11/2017

As metodologias ativas estão em foco na V Semana Acadêmica do curso de Administração. Com o tema central “Gestão de Conflitos Corporativos”, o evento teve início nessa segunda-feira, 6, e se estende até a próxima sexta-feira, 10, discutindo assuntos que perpassam a formação profissional através das metodologias ativas, no campus João Pessoa Fangundes.

O objetivo da semana é proporcionar aos alunos exposições diferenciadas que aprimorem o conhecimento adquirido, segundo o coordenador do curso, Agamêmnom Rocha Souza. "Nessa edição, em conjunto com o diretório acadêmico, escolhemos os professores do curso para propor as experiências, utilizando metodologias ativas para disseminar o método junto aos alunos", explicou o professor.

Outra mudança foi o local de encontro: os alunos não precisarão sair de suas salas para participar. No primeiro dia, os bate-papos foram com os segundo e oitavo período, com os professores Rafael Paiva e Cristiane Guidoreni. “Desenvolvi um quiz com os alunos do segundo período, através do site kahoo.it, no qual as perguntas foram relacionadas às matérias que eles viram nesse bimestre”, explicou Cristiane que ainda lembrou que a atividade foi uma maneira de revisar o conteúdo para a próxima prova.

Para a presidente do Diretório Acadêmico do curso, Bruna Rosestolato de Assis, participar da organização da semana foi uma forma de por em prática a teoria aprendida em sala de aula. “Pensamos nesse tema por se tratar de um assunto que precisamos nos desenvolver bem, uma vez que é fundamental para a nossa carreira. Buscamos explorar ao máximo os nossos professores por se tratarem de profissionais que têm bastante bagagem e facilidade para nos passar conteúdo”, concluiu Bruna, presidente do Diretório Acadêmico do curso.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Patrícia Nunes, conversou com os alunos do quarto período sobre 'Plano de Negócio Circular', no dia 7. A professora Débora Martins promoveu uma atividade com o sexto período que consistiu em descrever possíveis situações que podem ser responsáveis por gerar conflitos nas organizações; desenvolver um questionário no Microsoft Forms com perguntas que pudessem afirmar ou refutar essas possíveis situações; em seguida, os grupos propuseram a criação de uma consultoria com base nos problemas identificados e apresentaram a ideia em um Pitch de 2 minutos.

"O pitch é uma ferramenta usada pelos empreendedores para 'vender' o projeto da sua empresa para potenciais investidores. O tempo de apresentação é curto (entre 2 e 3 minutos) e deve trazer informações que sejam capazes de chamar a atenção do investidor", explicou Débora.


Veja Também: