Encontro de Docentes 2023.2 é marcado por abordagem sobre Políticas de Valorização da Docência

Encontro de Docentes

No Encontro de Docentes 2023.2 do UniFOA, que aconteceu na última segunda-feira, dia 24, o tema central abordou as “Políticas de Valorização da Docência”. A condução do evento foi realizada pela professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, que o iniciou com uma instigante pergunta: “Qual foi a maior transformação vivenciada na história da educação?”

Ao longo do encontro, uma dinâmica foi empregada para garantir a participação ativa e o protagonismo dos docentes presentes. Ficou evidente que a maior transformação na história da educação aconteceu através da apropriação dos professores às novas demandas educacionais, especialmente no contexto do uso das mídias digitais e da crescente presença da inteligência artificial, entre outros desafios contemporâneos.

A partir das reflexões apresentadas por Hanna Arendt (2005), a professora Ivanete destacou a importância da construção de uma identidade docente coletiva no UniFOA, denominada como “Um Nós”. Essa identidade conjunta baseia-se na colaboração entre os professores, unindo as contribuições individuais de cada pessoa para formar uma identidade coesa e fortalecida.

Outro ponto de destaque foi a análise das políticas de valorização da docência, respaldada por Antônio Nóvoa (2022), que englobam diversos eixos fundamentais. Esses incluem a promoção de formação continuada para os docentes, a criação de condições de trabalho adequadas, o reconhecimento social da importância do papel do professor, a participação ativa na gestão educacional e a promoção de um ambiente de trabalho saudável.

Leia também:  Direcionada aos funcionários, palestra Aquilo que não desafia, não te transforma! encerra o ciclo de 2021

A partir desses eixos, a professora Ivanete Oliveira, com o apoio dos pró-reitores, apresentou as ações concretas que a FOA/UniFOA tem implementado para colocar em prática tais políticas. Essas medidas, que contaram com total apoio da mantenedora, são consideradas pilares fundamentais para o desenvolvimento profissional dos docentes e para garantir uma educação de qualidade, sempre atualizada e alinhada com as constantes inovações pedagógicas e científicas.

O evento foi encerrado de forma especial com uma confraternização, promovendo um ambiente de integração, valorização mútua e de descontração que estreitou os laços entre os docentes, reforçando ainda mais o sentimento de pertencimento e empatia.

A instituição agradece a participação de todos os docentes presentes, que tornaram o evento ainda mais enriquecedor e inspirador.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas