É fazendo que se aprende

Alunos de Design produzem embalagens

Publicado em 26/6/2018

Alunos do segundo período do curso de Design apresentaram, na última sexta-feira, 22, os frascos de perfume que criaram na disciplina “Oficina 2”. Tudo feito por eles, das pesquisas ao produto final.

O projeto, idealizado pelo professor Moacyr Ennes, foi dividido em três etapas: criação da matriz, forma e depois a peça. A ideia era idealizar um produto para criança, adolescente, homem ou mulher. “Este é um projeto relativamente novo, estou fazendo pela segunda vez porque é um trabalho muito complexo. Mas, como vimos, tivemos uma turma que responde o desafio e compra a ideia, rende e consegue chegar ao produto final”, pontuou Moacyr.

Em vez de vidro, os alunos usaram resina para construir a peça com um custo mais baixo. A partir dos moldes em silicone é possível gerar um número indeterminado de peças com cores variadas, o que permite, ainda, um estudo dos diferentes tons.

“A gente vive hoje num mundo virtual, quer dizer, em que o virtual é muito forte, mas na relação com o produto essa questão física é muito importante. Então, uma cadeira por mais bela que ela esteja no software 3D, quando a gente vê, manuseia, se reveste de uma experiência que nenhum software, a meu ver, ainda permite. Então, quando eles geram uma ideia, constroem, manipulam o frasco, acende o tato. Isso, em termos de usabilidade, não tem igual”, acredita Moacyr.

O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Oficina 2, uma das disciplinas que geram produtos. É o momento no qual o acadêmico tem a oportunidade de elaborar, construir e apresentar seu projeto final.

- Então, o que acontecia antes no curso? O aluno mostrava o produto criado em sala, o professor via, e esse acadêmico levava o trabalho embora. Então, perdíamos o registro da atividade. Tive a ideia de tirar as apresentações dessas disciplinas da sala de aula e apresentar no evento institucional Portas Abertas. Além disso, expor também, durante uma semana, para os outros períodos. Dessa forma, um estudante que está no primeiro período pode olhar e se sentir ainda mais motivado, exemplificou a coordenadora do curso, Patrícia Rocha.

O curso - Formar o aluno para o mercado de trabalho, esse é um dos objetivos do curso de Design. “Preparamos o aluno para que ele seja um designer pleno. Tentamos abordar todas as áreas, como gráfica, produto e web, por exemplo”, concluiu a coordenadora.

Tags: