Debates Étnicos-Raciais Sob a Ótica do Cinema

Alunos do Direito e Serviço Social participam de última edição do evento em 2018

Publicado em 11/11/2018

Na última sexta-feira, 9 de novembro, aconteceu a última edição dos Debates Étnico-Raciais Sob a Ótica do Cinema em 2018. O evento, voltado para os cursos de Direito e Serviço Social idealizado pelos professores Dario Aragão, Daniele do Val e Maria Cecília Gama, foi promovido no campus José Vinciprova.

Durante todos os debates, foram levados filmes que tivesse os afrodescendentes como protagonistas, como ‘Selma’ de Martin Luter King, ‘Preciosa’, ‘Escritores da Liberdade’ e, para fechar o ciclo, ‘O Grande Desafio’. Segundo a professora Maria Cecilia Gama, esta ação foi criada para trazer algo inovador para o corpo docente.

“O cinema é novo? Não. Falar de etnias é algo novo? Não. Mas colocar o cinema, etnia e a cidadania sobre outro víeis, é algo novo.  Daniele veio para somar na fala do social, o Dario pelo Direito, eu pela oratória e o professor Rogério Luis Seixas, convidado da edição, pela filosofia”, explicou a professora Maria Cecilia Gama.

Rogério Luis Seixas, amigo de longa data da professora Maria Cecilia, avalia de forma positiva os debates e falou sobre seu estudo sobre filosofia nos preconceitos raciais.

“Me sinto honrado em poder participar deste projeto. A arte do cinema é uma expressão humana que leva o telespectador ao pensar, seja na realidade ou na ficção, onde podemos fazer reflexão filosóficas, causando o impacto da imagem e conscientizando os alunos para os debates propostos após o filme”, avalia o professor.

“É importante a participação de nós discentes, podendo explorar todas as áreas que futuramente possamos ingressar. Mudei muito minha linha de pensamento após os debates”, disse a aluna do segundo ano de Serviço Social, Maria Aparecida Batista, que participou de todas as edições.

Em 2019, a próxima edição dos Debates Étnico-Raciais Sob a Ótica do Cinema seguirá o tema “Racismo”, abordando outros dialetos e histórias.