Brasis, quem sou eu, quem é você?

Musical encerra o ano letivo dos cursos de Jornalismo e Publicidade

Publicado em 5/12/2019

Um dos eventos já tradicionais no UniFOA é o Musical que os alunos do primeiro ano dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda organizam encerrando o ano letivo. E dessa vez não foi diferente. Com o tema “Brasis, quem sou eu, quem é você?”, o espetáculo foi uma aula sobre a história do povo brasileiro a partir de perspectivas histórica, antropológica e sociológica com muita arte, música, reflexão e uma pitada de humor, realizado no Teatro Gacemss, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

Para a realização do trabalho, que tem como um dos objetivos a construção social dos futuros profissionais, os alunos participam de todas as etapas do processo de elaboração e produção da peça – figurino, construção de textos, canto, dança, maquiagem, produção de áudio e vídeo, divulgação.

A frente da produção e responsável pelo espetáculo há dez anos com os alunos, a professora Denise Schetino explica de que maneira o musical se encontra com os cursos de comunicação.

“A ferramenta básica da comunicação é a linguagem, mas isso não significa exclusivamente o trabalho com língua, mas com toda forma de expressão, e o musical proporciona isso, essa utilização dos vários tipos de linguagem. Além disso, esse exercício de liderar, trabalhar em equipe, selecionar um tema, ter contato com diversos textos relacionados ao tema e apresentar isso no formato teatral, é uma experiência que enriquece, não só a capacidade de compreender, mas também de expressão”, pontuou.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Angélica Arieira, destacou os valores que os alunos adquirem com a participação do musical.

“Toda atividade seja ela prática ou teórica, permite que o aluno adquire conhecimento, e no caso do musical, reúne atividades inclusive lúdicas. Então, isso possibilita que eles tenham acesso a literatura, grandes clássicos, a reflexão de textos de gênios tanto na área de comunicação, quanto humanas em geral. O valor que isso traz a formação deles é ímpar”, disse.

Já Douglas Gonçalves, coordenador do curso de Publicidade, falou como o musical contribui para a formação do publicitário.

“Nós temos no curso uma carga horária que é voltada para a área humanística e cultural, então, durante todo o curso o aluno estuda sobre a cultura brasileira. E o musical contribui com isso de certa maneira. A professora Denise a partir da disciplina de língua portuguesa trabalha textos para falar sobre cultura, arte e música para os publicitários, e isso acaba servindo de referência, de inspiração, justamente para quando ele for criar algo saber como pode trabalhar determinado assunto”, falou.

Os alunos se sentiram prestigiados, emocionados e empolgados em poder realizar o espetáculo. “É muito novo para a gente. São experiências novas, acrescenta muito na nossa vida. O mais legal do musical é que além de aprendermos sobre nossa história, isso possibilita nos tornamos melhores pessoas e profissionais”, falou a aluna Gabrielly Dornelas.

Já Matheus Fernandes, confidenciou que antes mesmo de entrar na faculdade já tinha assistido um dos musicais. “Ficava admirado ao ver o trabalho dos alunos e como eles chegavam naquele resultado tão incrível. Hoje, sendo aluno do UniFOA e da Denise, tenho esta oportunidade de estar em cima do palco”.