Batalha de Ligas


Gincana reúne alunos do curso de Medicina no pré-congresso

Publicado em 2/5/2018

A Batalha de Ligas movimentou o Centro Histórico-Cultural, nessa quarta-feira, 2. A terceira edição da atividade contou com a participação dos alunos das 36 ligas acadêmicas do curso de Medicina para uma batalha de conhecimentos culturais e médicos com o objetivo de gerar integração entre os acadêmicos.

 A Liga Acadêmica de Nutrologia foi a grande campeã da tarde, o segundo lugar ficou com a Liga Acadêmica de Dermatologia, enquanto a Liga Acadêmica Anatomia Humana faturou o terceiro lugar. A abertura do evento contou com apresentação da bateria Tarja-Preta.

A atividade também promove uma absorção do conhecimento aprendido em sala de aula de maneira dinâmica, segundo o professor responsável pela atividade, José Roberto Arantes. “Cada rodada possui uma pergunta da área médica, uma pergunta cultural e uma pergunta histórica. As ligas foram representadas por três alunos em rodadas de três perguntas. Nesse ano, introduzimos as TIC’s com a utilização do aplicativo Kahoot, que aprimora o uso de metodologias ativas nessa atividade”, completou o professor.

O Kahoot é uma plataforma de jogos educativos que permite a montagem de um quiz, segundo a professora Cristiane Guidoreni. “O site traz um esquema de cores e música que permite uma experiência bastante agradável. As equipes são pontuadas de acordo com o número de respostas corretas e o tempo que respondem, dessa forma é mais difícil ocorrer empate”, explicou Cristiane.

Essa foi a primeira participação na Batalha de Ligas dos alunos Gisele Fernandes, Ana Beatriz Vasconcelos  e Bruno Rocha, que compuseram a liga campeã. “Por ainda estarmos no segundo módulo do curso, não imaginávamos que passaríamos nem da primeira rodada, mas conseguimos e a experiência foi muito enriquecedora, porque aprendemos conteúdos novos e revisamos o que já aprendemos em sala”, comentou Gisele.

“O evento permite uma discussão mais aprofundada sobre as questões culturais da nossa sociedade que são trazidas em muitas perguntas, além de trazer uma disputa positiva que agrega conhecimento”, comentou o coordenador do curso, Geraldo Cardoso. “É uma maneira muito interessante de integrar os alunos por trazer conhecimento e diversão juntos. Essas atividades que promovem esse relaxamento são extremamente necessárias a eles, por se tratar de um curso que exige muito empenho e dedicação”, concluiu a reitora do Centro Universitário, Claudia Utagawa.


Veja Também: