Alunos do PET-Saúde participam de webconferência nacional

Experiência promovida pelo Ministério da Saúde reuniu todos os projetos do país

Publicado em 4/2/2020

Os alunos do UniFOA que fazem parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, participaram de uma webconferência, realizada no dia 24 de janeiro, para acompanhamento dos projetos de todos os participantes do PET Interprofissionalidade do Brasil.

O programa que está na nona edição, tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde. Ao todo, foram aprovados 120 projetos de universidades e secretarias de saúde de todas as regiões do país, envolvendo mais de 6 mil participantes. Todas as regiões do país foram contempladas com projetos aprovados para esta edição.

“Percebemos que os acadêmicos estão ainda mais colaborativos e desenvolvendo um trabalho em equipe. Estamos ao encontro do desafio de formar profissionais de saúde aptos a colaboração mútua”, destacou a coordenadora de Enfermagem, Lucrécia Loureiro, que completou:

-  Quando os acadêmicos de diversos cursos estabelecem relações profissionais horizontais, discutindo um caso ou um problema dentro do território, garantimos a formação de profissionais mais aptos a colaboração, finalizou.

PET-Saúde

O PET-Saúde foi instituído em 2008, com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.

A medida consiste em uma das estratégias mais promissoras que compõe o conjunto das ações do plano de Educação Interprofissional do Brasil pelo fato de permitir, de forma mais concreta, a realização de iniciativas que poderão colocar em prática os aspectos teóricos, por meio da atividades educacionais envolvendo estudantes das mais diversas graduações da área da saúde, compartilhadas com profissionais dos serviços de saúde e usuários, o que viabilizará o desenvolvimento de práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS / OMS) no ano de 2016.