100ª defesa de dissertação do Memat

Apresentação aconteceu nesse sábado

Publicado em 22/10/2018

Nesse sábado, 20, aconteceu a centésima defesa de dissertação do programa de Mestrado Profissional em Materiais, no campus Olezio Galotti. O trabalho apresentado pelo aluno Marco Antônio Gabriel, que foi orientado pelo professor Sérgio Roberto Montoro, teve como tema “Desenvolvimento de compósitos poliméricos à base de HIPS, ABS e SAN com adição de pó de vidro para confecção de PCI’s”.

O objetivo principal da dissertação foi o processamento e caracterização morfológica de nove compósitos sendo: três a base de HIPS (Poliestireno de Alto Impacto), três a base de ABS (Acrilonitrila-Butadieno-Estireno) e três a base de SAN (Copolímero de Estireno e Acrilonitrila) com reforço de pó de vidro nas proporções de 80/20, 85/15 e 90/10, para a possível aplicação na produção de placas de circuito impresso (PCI´s).

O MEMAT foi criado e aprovado em 2009 e a 50º defesa foi registrada em outubro de 2016. “Dois anos somente depois para mais 50 mestres titulados. Isso revela a maturidade de formação dos profissionais de alto nível que o curso atingiu. Também respaldado por outros fatos notórios como o aumento na nota de avaliação da CAPES de 3 para 4 no último quadriênio. Além disso, vale frisar que a pesquisa desenvolvida pelo aluno Marco correrá o processo habitual para se tornar uma patente”, comentou o coordenador do programa de mestrado, Roberto Magnago.

A Banca avaliadora foi composta pelo professor Ricardo de Freitas Cabral, examinador interno, e professor Pedro Luiz da Cruz Saldanha, examinador externo.