Escritório da Cidadania



O Escritório da Cidadania é um núcleo de prática profissional dos cursos da área de Humanas e Sociais Aplicadas do UniFOA.

Oferece atendimento gratuito em questões jurídias, sociais, contábeis, administrativas, de recursos humanos e ainda presta serviços em comunicação – jornalismo e publicidade, para a comunidade externa de Volta Redonda e região.

Desta forma, os usuários atendidos são bem orientados sobre seus direitos, cumprem corretamente seus deveres, enquanto os alunos dos diversos cursos participam de programas de educação interdisciplinares para o exercício da cidadania.

O Escritório da Cidadania engloba os núcleos de Prática Jurídica; Contábil, RH e Administração; Serviço Social; Comunicação Social; Pesquisa e Extensão; e, ainda, oferece a alunos oportunidades de estágio em convênios exclusivos com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e com o Núcleo de Primeiro Atendimento no Juizado Especial Cível de Volta Redonda e Pinheiral.

 

Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Telefone

(24) 3348-5991

 

Coordenação

Dario Aragão Neto

 

Núcleo de Prática Jurídica - NPJ

O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ é base para a Prática Forense e seu objetivo principal é o atendimento à população carente, cuja renda não exceda dois salários mínimos. O atendimento é oferecido por alunos do curso de Direito, a partir do sétimo período, supervisionados por professores, nas seguintes áreas:

 

Família:

Separação, divórcio, guarda e pensão alimentícia


Cível:

Ações indenizatórias, possessórias, cobrança, despejo

 

Trabalhista:

Ações de competência da Justiça do Trabalho

 

Criminal:

Acompanhamento jurídico em ações criminais

 

A partir de 1997, por determinação do Ministério da Educação e Cultura - Portaria nº 1.886/94 (DO de 04/01/95), o Escritório Modelo é matéria obrigatória desde o 7º período dos cursos de graduação em Direito, com carga horária mínima de duas horas semanais, totalizando noventa horas semestrais.

 

Núcleo de Prática Contábil, RH e Administração - NPC

O núcleo desenvolve a prática profissional dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, por meio de ações promovidas em parcerias com empresas locais, e no atendimento à comunidade externa com orientações específicas nestas áreas.
 
O acadêmico se aperfeiçoa profissionalmente, pois vivencia na prática a dinâmica de atendimento, pautado no tripé aprendizado, integração e compromisso.
 

Serviços oferecidos:
 
▪   Preenchimento da declaração do Imposto de Renda (inclusive para isentos);
 
▪   Orçamento doméstico equilibrado;
 
▪   Orientações sobre superendividamento;
 
▪   Perícia contábil judicial ou extrajudicial gratuita;
 
▪   Elaboração de currículo profissional;
 
▪   Orientações para entrevistas de emprego;
 
▪   Consultoria fiscal, administrativa e de logística para pequenas empresas.

 

Núcleo de Comunicação Social - NCS

Promove ações ligadas ao apoio e à cobertura jornalística, divulgação e registro dos projetos de pesquisa e extensão
do Escritório da Cidadania, através de mídias eletrônicas, tais como cadernos, periódicos, revistas, documentários, dentre outros.

 

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Escritório da Cidadania – Nupeec

Promove estudos e pesquisas oriundos dos projetos de extensão do Escritório da Cidadania, sobre temas atuais diversos, de relevância acadêmica e social.

 

Núcleo de Serviço Social - NSS

O Núcleo de Serviço Social é um espaço de aprendizado e produção para professores e alunos, valorizando o ensino, a pesquisa e a extensão.
 
As atividades são desenvolvidas em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Escritório da Cidadania – Nupeec, que incentiva e promove atividades interdisciplinares e ações integradas em pesquisa, extensão e práticas profissionais entre os cursos de Serviço Social, Direito e Ciências Contábeis.
 
O NSS atua por meio de cinco núcleos de estudos, que desenvolvem orientações de Trabalho de Conclusão de Curso; Projetos de Iniciação Científica; ações de extensão (seminários, jornadas, encontros, palestras, visitas técnicas; Fórum de Supervisão de Estágio, cursos de extensão etc)
 
Os núcleos são:
 
Produção de Subjetividades e Saberes
Professores: Marcelo Alves Lima; Marcel Álvaro de Amorim; Julio César de Almeida Nobre
 
Práticas Sociais e Cidadania
Professores: Daniele Ribeiro do Val de Oliveira Lima Santa Bárbara; Rozana Aparecida de Souza; Kátia Mika Nishimura
 
Estado, Sociedade e Políticas Sociais
Professores: Felipe da Matta de Castro; Vitor Barlleta Machado; Karin Alves do Amaral Escobar; Márcio Roncalli Petrillo
 
Trabalho e Sociabilidade
Professores: Marcos Aurélio Ramalho Gandra; Hélio de Lena Júnior; Mônica Santos Barison;
 
Interdisciplinaridade e Trabalho Profissional
Professores: Karin Alves do Amaral Escobar; Ailton Carvalho; Úrsula Adriane Fraga Amorim; Felipe da Matta de Castro; Mônica Santos Barison