Pesquisas

A diversidade nas organizações contemporâneas: um enfoque na transversalidade de gênero

A diversidade da força de trabalho dada por aspectos do gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião e deficiência tem causado mudança de perfil, impondo às empresas novos desafios e demandas. Destacou-se a relevância deste artigo no que se refere à necessidade de cunhar práticas empresariais inovadoras no sentido de orientar os colaboradores sobre ações sexistas no local de trabalho. Optou-se por detalhar a diversidade de orientação sexual – homossexualidade masculina no ambiente de trabalho. A questão orientadora deste estudo foi verificar como os gestores enfrentam a diversidade sexual dentro das organizações contemporâneas. O objetivo geral pautouse em analisar a diversidade sexual no cenário empresarial, enfatizando o enfrentamento por parte dos gestores que, em prol de um ambiente competitivo e harmonioso, precisam lidar com o colaborador homossexual, objeto de estigma e preconceito, nas relações sociais e organizacionais.

Design como potencializador do processo de ensino - Aprendiz

Quando se fala em projetos voltados para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem, subentende-se um projeto a nível morfológico. Estrutural. Porém, de acordo com pesquisa realizada, de nada adianta a conformação de um projeto dessa natureza e magnitude se há desencontro nas percepções dos elementos atuantes e responsáveis por esse processo. Dessa forma, objetiva-se com o presente trabalho, identificar, analisar e traduzir as percepções dos alunos e professores do Curso de Design, UniFOA, baseando-se em suas estratégias e premissas pedagógicas através do método de Design Thinking. Construindo, portanto, um projeto voltado para atender o nível semântico. Cognitivo.

Infográficos por infográficos: uma abordagem metodológica

O design de informação é um campo do design que busca tornar dados complexos e codificados em informações visuais simples e de fácil compreensão. Dentro desse campo existe a infografia, um recurso que na atualidade vem sendo muito utilizado no mundo inteiro, já que consegue despertar o interesse do usuário/leitor por aliar informação e elementos visuais. No Brasil, os infográficos são utilizados diariamente nos meios de comunicação como jornais, revistas e principalmente na internet, entretanto, mesmos com toda essa utilização, não existem muitos materiais acadêmicos que abordem esse assunto no país. O presente projeto tem como objetivo projetar um infográfico que auxilie aos designers no momento de criar seus próprios infográficos. Em função disso, este projeto traz uma metodologia voltada exclusivamente para o design gráfico, além de fazer uso da metalinguagem, uma maneira que é essencial para conhecer o mundo da infografia, além de seu processo de criação.

Jogo da Tradução: Uma ferramenta pedagógica no ensino de genética

Criado pelos professores, Julio Cezar Azevedo Junior, Valéria Vieira, Carlos Alberto Sanches Pereira e Gabriela Girão Albuquerque, o “Jogo da Tradução” é um material didático de apoio que pode ser utilizado no ensino médio ou fundamental, apresentando de forma dinâmica e interativa o comportamento das moléculas durante os processos de replicação, transcrição e tradução.

O impacto da gestão da diversidade nas relações raciais no ambiente organizacional: um fator crítico de sucesso

A sociedade brasileira definida pela diversidade é marcada pela discriminação e preconceito desde longa data, sendo estes e a estereotipagem estigmas ainda latentes principalmente no ambiente corporativo. Empresas modernas tentam disfarçar o preconceito através da polidez superficial revestida de comportamentos e atitudes discriminatórias no nível das relações interpessoais por meio de piadas e comentários maldosos de cunho “racial”. O objetivo geral desta investigação foi analisar a diversidade racial concomitantemente com o preconceito, estereótipo e discriminação no cenário corporativo destacando a estratégia traçada pelos gestores no sentido de diminuir o preconceito nas relações sociais e organizacionais.

Organizações e Sustentabilidade Ambiental: a Ótica Neoinstitucional

A sustentabilidade ambiental vem tornando-se fonte de preocupação e competitividade das organizações atentas às demandas da sociedade contemporânea, que é complexa e de risco. Neste ambiente neoinstitucional marcado por uma agenda disciplinar, alto nível de burocratização e distanciamento da política, percebe-se a forte demanda dos stakeholders em relação às organizações, as quais devem ser remodeladas para que atendam as novas necessidades que se impõem.