Eco Oficinas

Publicitário produz livro sobre reaproveitamento de materiais descartados - 19/05/2016

Vinícius Valim - 3º ano de Jornalismo

A intenção de contribuir com a conscientização das pessoas a respeito da preservação da natureza inspirou o publicitário Afrânio Teodoro Moutinho, professor de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Afrânio produziu o livro ECO OFICINAS – ferramentas de incentivo ao reaproveitamento de materiais descartados na escola. O trabalho já era uma intenção do professor, que viu no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA a possibilidade de desenvolvê-lo.

- A obra aborda o tema Educação Ambiental e a necessidade de explorá-lo nas escolas através de oficinas. Com o objetivo de alertar as pessoas para o fato de que os materiais descartados podem ser reaproveitados, o livro é direcionado, inicialmente, a professores do ensino fundamental, podendo se estender às comunidades e locais onde projetos que levem à geração de renda possam existir – comentou Afrânio, que concluiu o mestrado, em 2015.

O livro foi dividido em três técnicas, que tem como base o papel ou o papelão. As peças privilegiam o calendário da escola, como datas e eventos comemorativos e didáticos. A intenção, segundo o professor, é explorá-lo através de oficinas nas escolas, tendo a arte como foco. “A partir deste produto, meu objetivo é contribuir para a conscientização das pessoas para com o meio ambiente, entendendo que devemos pensar em métodos, mesmo que simples, como é o caso, de contribuição para a diminuição de lixo”, destacou.

Com uma linguagem simples, assim como as técnicas apresentadas, o livro é composto por 87 páginas e contém o passo a passo de 14 peças, no qual o princípio de execução são os materiais que seriam descartados no dia a dia das escolas ou residências dos estudantes. A obra existe apenas na versão digital e deve ser distribuída nas oficinas que o professor pretende ministrar nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro e em futuras parcerias com unidades escolares.