Metodologias Ativas na formação de professores

Projeto de mestrado do Mecsma otimiza aulas do curso de Educação Física - 26/07/2017

Os alunos do curso de licenciatura em Educação Física têm sido o centro do seu aprendizado. É que o mestrando do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Sandro Ribeiro, colocou em prática o seu projeto “Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula com o Edmodo”, que utiliza metodologias ativas, nas aulas do professor Cássio Martins.

O projeto está em prática desde fevereiro e se estende até o próximo mês. Sandro já trabalha com formação de professores há alguns anos e contou que a principal diferença está no papel do docente e do estudante.

“Com a sala de aula invertida o estudante tem a oportunidade de participar da construção do seu conhecimento, porque as informações que ele já possui são mais aproveitadas, uma vez que eles recebem o conteúdo de forma antecipada e podem interagir durante a aula”, explicou o mestrando que é orientado pelo professor Marcelo Paraíso Alves.

O tempo de aula também foi otimizado e é melhor aproveitado. “O professor pode mediar a aprendizagem além de aprofundar o conteúdo. Outra diferença é que os estudantes tiram dúvidas na aula presencial com a intervenção direta do docente”, aponta Cássio Martins.

Utilizando a plataforma Edmodo

Criado em 2008, nos Estados Unidos, o Edmodo é uma rede global de educação que conecta alunos e professores através de um aplicativo. Nele os professores disponibilizam os conteúdos para que os alunos já cheguem à sala de aula sabendo o que vai ser estudado.

Os principais ganhos são o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, segundo Sandro. “No início percebemos algumas poucas dificuldades para acessarem a plataforma e interagirem. Depois da segunda atividade online essas dificuldades praticamente se dissiparam e os estudantes sentiram-se mais tranquilos em expor suas opiniões acerca das provocações do professor”, concluiu o mestrando, que defenderá sua dissertação em setembro.