Notícias

Cafeína e Suplementação

Ex-aluna de Nutrição tem artigo publicado no The New York Times - 12/06/2017


Uma ex-aluna do curso de Nutrição do UniFOA teve um artigo publicado no jornal The New York Times. O trabalho de Lívia Gonçalves propõe descartar o mito de que o consumo habitual de cafeína influencia o desempenho da suplementação. A pesquisa foi publicada pela coluna Ciências da Saúde e Exercício, no dia 5 de maio.

Empiricamente, acredita-se que indivíduos com baixo consumo habitual de cafeína na dieta apresentam melhor desempenho após suplementação de do que aqueles com alto consumo. O estudo pretendeu investigar a influência do consumo habitual de cafeína sobre o desempenho em teste de ciclismo de aproximadamente 30 minutos após a suplementação.

“Os efeitos da suplementação de cafeína sobre o desempenho aeróbio em teste contrarrelógio de ciclismo não foram influenciados pelo consumo habitual de cafeína, contrariando uma antiga e disseminada crença da Nutrição Esportiva”, concluiu a nutricionista formada pelo UniFOA em 2010, Lívia Gonçalves.

Com título “Dispelling the myth that habitual caffeine consumption influences the performance response to acute caffeine supplementation”, o artigo também tem como autores Vitor Painelli, Guilherme Yamaguchi, Luana de Oliveira, Bryan Saunders, Rafael da Silva, Erika Maciel, Guilherme Artioli, Hamilton Roschel e Bruno Gualano, do grupo de pesquisa Applied Physiology & Nutrition Research Group da USP.

De acordo com a autora, a pesquisa durou aproximadamente 10 meses para ser concluída, de fevereiro a dezembro de 2015. E, desde a coleta de dados até aceitação pelo jornal, o tempo total foi de dois anos e três meses de muito trabalho. “É um sentimento de gratidão enorme e, sem dúvidas, nos dá muito mais energia e vontade de seguir em frente, mesmo com toda dificuldade que a ciência do Brasil vem enfrentando devido a falta de incentivo”, destacou e finalizou:

- Uma das nossas missões como pesquisadores é fazer com que os resultados de nossas pesquisas cheguem à população e que, de alguma maneira, possa contribuir no dia a dia dessas pessoas. Ter o reconhecimento logo no começo da minha carreira como pesquisadora é muito gratificante e só tenho a agradecer pelo incentivo e reconhecimento que sempre tive por parte dos professores Alden Neves e Elton Bicalho durante a faculdade, o que foi muito importante para continuar nesse caminho e alçar voos mais altos.

Acesse a pesquisa na íntegra: 
https://goo.gl/9Z6gDb