Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos


  • Tecnólogo
  • 4 períodos
    (2 anos)
  • Campus João Pessoa Fagundes - Tangerinal

Mensalidade: R$ 568,00
Ver opções de bolsas, descontos e financiamento

Graduação
Tecnólogo - 2 anos (Curso Semestral) - Noturno - Campus João Pessoa Fagundes - Tangerinal

Coordenação do Curso:
Patrícia Nunes Costa Reis (patricia.nunes@foa.org.br)

Mercado de Trabalho

O profissional de RH tem competência para atuar em organizações de pequeno, médio ou grande porte, públicas ou privadas. Nestes âmbitos poderá assumir inúmeras funções no mercado de trabalho, como, por exemplo, Analista e Gestor de Recursos Humanos, e também atuar nos Subsistemas da Administração Operacional de RH, que envolvem: Recrutamento e Seleção; Remuneração; Administração de Benefícios; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de Desempenho e Clima Organizacional; Departamento Pessoal; Higiene e Segurança do Trabalho;  Relações Trabalhistas; Cargos e Salários; Políticas de Motivação; Administração de Conflitos;  implementação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e Gestão de Carreiras..

Diferencial

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UniFOA forma profissionais no espaço de dois anos, a fim de atender a demanda do mercado de trabalho, em empresas dos setores industrial, comercial, financeiro e de serviços, em tempo mais curto do que um bacharelado.

Outro diferencial está na Certificação Intermediária de Analista de RH, ainda no 3º período, para permitir o acesso do aluno no mercado de trabalho antes da conclusão do curso. Na condição de graduado, o tecnólogo pode dar continuidade aos seus estudos fazendo pós-graduação e mestrado.

Mais uma importante novidade para o ano de 2016.1 
é o novo sistema de ensino adotado para a Matriz Curricular: a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial nos termos da Portaria n°4.059, de 10 de dezembro de 2004 do Ministério da Educação.

Tal modalidade se  caracteriza como atividade didática de ensino-aprendizagem centrado na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota, sendo obrigatório no mínimo 02 (dois) encontros presenciais.

A  tutoria  será   conduzida por docentes qualificados conforme delineado na Resolução CONSEPE no 062/15 de 04 de dezembro de 2015.

Reconhecimento

Curso reconhecido pela Portaria do MEC Nº. 488,  de 20 de dezembro de 2011.
Renovação de reconhecimento: Portaria 702, de 18 de dezembro de 2013.
Nota 3 no Conceito Preliminar de Curso - CPC/MEC, de 2012.

Observações

*Disciplinas Ofertadas Na Modalidade Semipresencial. Disciplina Optativa - Cod. 7402: - Lingua Brasileira de Sinais - Libras (40 Ch)

1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula, em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.

2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes do Curso.

Corpo Docente

Adriana de Souza Forster Araujo Pos-Doutorado em Engenharia Sanitaria
Data de admissão: 05/08/2010
Disciplinas lecionadas

Bruno Campos Visconti Mestrado em Economia
Data de admissão: 03/09/2014
Disciplinas lecionadas

Edson dos Santos Ribeiro Especializacao em Psicopedagogia
Data de admissão: 01/02/2012
Disciplinas lecionadas

Elisa Mabel Vieira da Silva Doutorado em Língua Portuguesa
Data de admissão: 15/05/2001
Disciplinas lecionadas

Hyder Marcelo Araujo Lima Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 19/10/2005
Disciplinas lecionadas

Igor de Abreu Doutorado em Direito
Data de admissão: 01/08/2013
Disciplinas lecionadas

Jane Rangel Alves Barbosa Rodrigues Doutorado em Filosofia
Data de admissão: 04/03/2009
Disciplinas lecionadas

Jason Paulo Tavares Faria Junior Doutorado em Engenharia Elétrica
Data de admissão: 26/08/2002
Disciplinas lecionadas

Luciana Porto de Matos Almeida Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios
Data de admissão: 02/02/2009
Disciplinas lecionadas

Marcello Silva e Santos Doutorado em Ciências em Engenharia de Produçao
Data de admissão: 19/01/2010
Disciplinas lecionadas

Monica Norris Ribeiro Mestrado em Tecnologia Educacional Nas Ciências da Saúde
Data de admissão: 06/05/2011
Disciplinas lecionadas

Patricia Nunes Costa Reis Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial
Data de admissão: 08/04/2003
Disciplinas lecionadas

Rafael de Paiva Lima Mestrado em Gestão e Estratégia em Negócios
Data de admissão: 24/08/2007
Disciplinas lecionadas

Soraya Regina Ferreira Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente
Data de admissão: 11/03/2002
Disciplinas lecionadas

Ver Mais

Recursos Disponíveis

A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula e bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos.

O curso tem:

NÚCLEO DE PRÁTICAS HUMANAS – NPH, que tem como objetivo promover a prática profissional do acadêmico dos cursos Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Administração e Ciências Contábeis através de ações promovidas em parcerias com empresas locais. 

PROJETO DE EXTENSÃO CONQUISTARH - PARA COMUNIDADE ACADÊMICA: Atividades ofertadas  pelo CST em Gestão de Recursos Humanos  em parceria com o Escritório da Cidadania mediante oferta de oficinas de capacitação sobre os seguintes temas:
a) Elaboração e apresentação de currículo;
b) Como se comportar numa entrevista de seleção.

PROJETO DE EXTENSÃO CONQUISTARH - PARA EMPRESAS: Atividades ofertadas  pelo CST em Gestão de Recursos Humanos em parceria com o Escritório da Cidadania  a fim de capacitar  profissionais do setor público e privado que envolvem:
a) Dinâmica de apresentação;
b) Atendimento Telefônico;  
c) Atendimento Pessoal;
d) Comportamento Organizacional;
e) Postura Corporativa.

PROJETO DE EXTENSÃO CONQUISTARH VAI À ESCOLA: Realiza a integração entre o Ensino Superior, representado pelos Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, de Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e a rede pública de educação básica, representada pelo Colégio Estadual Rondônia.
  
Além disso, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, ainda conta com o Clube FOA (academia, sala de lutas, piscina aquecida e quadras poliesportivas), Centro Integrado de Fisioterapia, Clínicas Odontológicas, Policlínica, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA. 

Critérios de Avaliação

A avaliação de desempenho acadêmico abrange os aspectos de frequência e aproveitamento, segundo Regulamentação própria do UniFOA, disponibilizada ao estudante através do Guia Acadêmico. A média exigida para a aprovação direta no respectivo período é igual ou superior a 7,0 (sete), obtida em duas avaliações bimestrais (cursos semestrais) ou quatro avaliações anuais (cursos anuais), devendo para o cálculo ser aplicada a média aritmética das AVDs. 

O discente possui a possibilidade de realização de prova denominada “Segunda Chamada” em casos previstos no Regulamento. O aluno que obtém média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) pode prestar Exame Final. Após o Exame Final será considerado aprovado o discente que possuir média igual ou superior a 5,0 (cinco) utilizando a média das AVDs e a nota do Exame Final. Quanto à frequência, o estudante deverá obter o mínimo de 75% de presença às aulas. 

As avaliações são compostas de provas escritas, suplementadas por trabalhos em grupo e/ou individual, apresentados na forma oral ou escrita, a critério do docente. Atualmente, adota-se um sistema misto de organização de provas, de modo a contemplar questões, dissertativa e objetiva, enfatizando a necessidade de que, independente do tipo de questão, a avaliação não se restrinja aos aspectos cognitivos, mas, privilegie, também, o desenvolvimento das habilidades pretendidas. 

Importante ressaltar que, após as aplicações das avaliações e conforme Normatização Institucional, professores e estudantes realizam procedimento denominado Vista de Prova visando a verificação da argumentação dos discentes quanto às respostas aplicadas, possibilitando ou não a revisão. Além do procedimento “Vista de Prova”, o discente possui ainda o recurso da Revisão de Prova.


Contato

Campus João Pessoa Fagundes - Tangerinal - Secretaria do curso: (24) 3348-1441
Rua 28, 619, Tangerinal, Volta Redonda - RJ. Cep: 27.264-330

Prática Profissional

Clique aqui para acessar

Apresentação do Curso