Medicina


  • Bacharelado
  • 12 períodos
    (6 anos)
  • Campus Olezio Galotti - Três Poços

Mensalidade: R$ 7791,00
Ver opções de bolsas, descontos e financiamento

Graduação
Bacharelado - 6 anos (Curso Semestral) - Integral - Campus Olezio Galotti - Três Poços

Coordenação do Curso:
Mauro Cesar Tavares de Souza (mauro.tavares@foa.org.br)

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar em diversas áreas da saúde, na administração e gerenciamento de unidades de saúde, em chefias de equipes médicas de hospitais, tanto no setor público como no privado. A atividade liberal continua sendo uma prática comum em qualquer mercado de trabalho.

Entre as especialidades, estão em alta as relacionados ao envelhecimento da população (geriatria), reumatologia, cardiologia, hematologia, oncologia e nefrologia. Outra área promissora é a Saúde Comunitária, principalmente em atividades relacionadas à medicina de família. Aumenta também a oferta de vagas nas áreas do diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada, a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Diferencial

O ingresso no curso de Medicina do UniFOA se dá exclusivamente pelo Enem. Desta forma, os candidatos podem se inscrever de qualquer local do país e não terão de fazer as provas do vestibular, evitando, com isso, custos de viagem, cansaço, tensão. O aluno que ingressa pelo Enem pode participar do Fies, exigido desde 2010 e, ainda, participar do Programa Ciência sem Fronteiras, já que o Enem é um dos critérios de elegibilidade.

A matriz curricular contempla atividades teóricas e práticas desde o primeiro período. O aluno vai a campo em ações de Saúde Coletiva (Programas de Saúde da Família), tanto na unidade localizada no próprio campus, como em outras que fazem parte da rede pública conveniada com o UniFOA. Outros cenários de aprendizado são a Policlínica do campus Três Poços; o Ambulatório Escola do UniFOA, localizado estrategicamente junto ao Hospital Municipal Munir Rafful; uma ampla infraestrutura, com modernos laboratórios de anatomia, fisiologia e bioquímica, o laboratório de habilidades clínicas, nas quais o aluno atua em cenários distintos e simulados, e amplia seus conhecimentos sobre o corpo humano e seu funcionamento; e mais 20 laboratórios que ficam à disposição dos alunos para estudos. Entre as diversas atividades complementares previstas, estão as participações em Ligas Acadêmicas (mais de 30 em atividade), geridas pelos próprios alunos, como também inúmeros projetos de extensão e de iniciação científica.

Reconhecimento

Curso reconhecido pela Portaria MEC nº 957, de 27 de abril de 2006
Renovação de reconhecimento Portaria nº 41, de 5 de fevereiro de 2014
Avaliado com três estrelas pelo Guia do Estudante, da Editora Abril.

Observações

Disciplinas Optativas - Cod. 6219: - Lingua Brasileira de Sinais - Libras (40 Ch) - Produção de Texto (40 Ch) - Noções de Segurança e Saúde do Trabalho (40 Ch) - Língua Inglesa Instrumental (40 Ch)

1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula, em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.

2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes do Curso.

Recursos Disponíveis

A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula e bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos.  

O curso ainda tem:
- PSF - Programa de Saúde da Família
- Policlínica - Centro de Ciências Biomédicas
- Laboratório de Anatomia
- Laboratório de Microbiologia e Parasitologia.  

Além disso, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, conta com o Clube FOA (academia, sala de lutas, piscina aquecida e quadras poliesportivas), Centro Integrado de Fisioterapia, Clínicas Odontológicas, Policlínica, Núcleo de Práticas Jurídicas, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA. 

Critérios de Avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO MODULAR:

A Avaliação de Desempenho Acadêmico (AVD’s), ocorre de forma contínua, cumulativa, integral e sistemática, através de procedimentos diversos, tendo como principal função pedagógica, fornecer dados e indicadores para subsidiar a tomada de decisão acerca dos possíveis problemas a serem identificados no processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação visa analisar se os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados de forma a atribuir juízo de valor, estabelecendo de maneira objetiva os padrões mínimos de conhecimento, desempenho e formação para o exercício de responsabilidades profissionais e sociais da prática escolhida. Dessa forma, a avaliação do aluno, dentro de uma proposta inovadora de ensino, deve ultrapassar a visão conteudista, permitindo uma forma respeitosa, transparente, abrangente, contínua e integralizadora de avaliação. Esse processo é viabilizado por meio da utilização de várias e diferentes ferramentas, todas com critérios estabelecidos, com pontuação definida, totalizando 10 (dez) pontos, a saber:

• Portfólio: Instrumento de avaliação individual, construído pelo aluno de forma processual e entregue em data prevista pelos professores do respectivo módulo;

• Avaliação Formativa: Realizada no decorrer do curso, possibilita o acompanhamento constante e sistemático do aluno.

• Avaliação Somativa Cognitiva: Composta de, no mínimo, uma avaliação escrita por módulo. Essa avaliação será composta de questões contextualizadas, nas quais os conceitos de cada área de conhecimento são contemplados dentro da proposta interdisciplinar do módulo.

• Avaliação prática de desempenho de habilidades clínicas e práticas de ambulatório: A avaliação prática será composta de estações seriadas, nas quais serão observadas as habilidades e competências básicas do aluno propostas para cada módulo.

• Frequência: Serão verificadas as atividades desenvolvidas pelos alunos e deverão ter uma participação igual ou superior a 75%, em relação aos Módulos de I ao VIII, sendo exigido no Internato (Módulos IX, X, XI e XII) 100% de presença, conforme Normatização Institucional.

Durante o Internato, a Avaliação envolve os aspectos cognitivos, procedimentais e atitudinais, onde, em razão da especificidade do módulo, se utilizará variados instrumentos avaliativos, conforme Normatização Institucional.


Contato

Campus Olezio Galotti - Três Poços - Secretaria do curso: (24) 3340-8400
Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, Três Poços, Volta Redonda - RJ. Cep: 27240-560

Ligas Acadêmicas

Clique aqui para acessar