Ementa


Visa Abordar a Origem e a Formação da Educação a Partir de Um Contexto Histórico (Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Contemporaneidade), Cujas Discussões Levam em Consideração Os Acontecimentos (Revolução Copérnica, O Período do Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Industrial) Que Contribuíram Para a Construção Das Teorias do Conhecimento (Mítico, Senso Comum, Religioso, Filosófico, Científico). Analisa Também, a Diferença Entre Educação No Sentido Amplo (Baseada Nas Diferentes Ações, Nas Relações e Nos Espaços de Interações Humanas Associados Ao Conceito de Cultura e Modos de Ser, Pensar e Agir); e No Sentido Restrito (A Educação Concebida Na Escola Como Instituição Específica, Cujas Funções São Determinadas Pelo Modelo de Sociedade a Qual Estamos Inseridos). Promove Reflexões Sobre O Modelo de Escola Pública Liberal, Que Serviu de Referência Para Os Intelectuais Escolanovistas No Início do Séc. Xx No Brasil. Aprofunda As Discussões Sobre O Tema Das Reformas Educacionais e Seus Impactos Nos Processos de Gestão, Avaliação e Financiamento da Educação. Aborda Também a Estrutura e a Organização Nacional do Ensino No Brasil. a Constituição Étnico Racial do Brasil e O Acesso à Educação Enquanto Direito de Todos.