Design


  • Bacharelado
  • 8 períodos
    (4 anos)
  • Campus Olezio Galotti - Três Poços

Mensalidade: R$ 795,00
Ver opções de bolsas, descontos e financiamento

Graduação
Bacharelado - 4 anos (Curso Semestral) - Noturno - Campus Olezio Galotti - Três Poços

Coordenação do Curso:
Patrícia Soares Rocha Alves (patricia.alves@foa.org.br)

Mercado de Trabalho

É função do Designer analisar, interpretar, projetar e intervir em diversos espaços que o homem ocupa, com foco em aspectos ergonômico, psicológico, tecnológico, de funcionalidade, de conforto ambiental e composição espacial. O Design é uma área transversal que tem o intuito de resolver problemas que envolvem o bem estar do indivíduo por meio de sistemas diversos.

O campo de trabalho para profissionais em Design está aberto a todos os tipos de empresas, que vão desde produtoras web, agências de publicidade e gráficas, até em indústrias de todo tipo, desde a automobilística, a de brinquedos, mobiliário, metalmecânica e têxtil. O designer atua também em áreas específicas, como cenografia, vitrines, joias e interfaces. Porém, o perfil do profissional formado pelo Design UniFOA é o de gestor da própria carreira, dando-lhe a oportunidade de atingir os maiores ganhos do mercado.

Diferencial

O curso de Design do UniFOA forma profissionais com livre escolha de projeto. Todos os professores são profissionais atuantes e a grade curricular está totalmente adaptada às necessidades regionais, com olhar voltado para os grandes centros. Ao longo do ano são realizados diversos encontros, entre palestras e workshops, com designers das grandes capitais do país, além de eventos internos, organizados pelos próprios alunos. O curso de Design conta com laboratórios dedicados e compartilhados com os demais cursos da Instituição. Há oficinas de madeira e metais, de reciclagem e reaproveitamento de materiais e de materiais naturais. Há também os laboratórios de prototipação, de plástica e modelos, de fotografia, de computação gráfica e salas de projetos. A carga horária da graduação em Design atinge o total de 70% da prática em laboratórios. O curso ainda promove a adequação à iniciação científica, em parceria com outros cursos e ao longo do ano os acadêmicos organizam, configuram e participam de eventos, projetos e cursos extracurriculares, contabilizando mais de 200 horas de atividades complementares por semestre. Há ainda projetos em parceria com empresas para o desenvolvimento de soluções. 

Reconhecimento

Curso reconhecido pela Portaria do MEC n°371, de 30 de agosto de 2011.
Renovação de reconhecimento: Portaria 702, de 18 de dezembro de 2013.
Avaliado com três estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Grade/Matriz Curricular

Grade/matriz curricular semestral, vigente em 2016

Observações

Disciplinas Optativas - Cod. 6219: - Lingua Brasileira de Sinais - Libras (40 Ch) - Produção de Texto (40 Ch) - Noções de Segurança e Saúde do Trabalho (40 Ch) - Língua Inglesa Instrumental (40 Ch)

1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula, em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.

2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes do Curso.

Corpo Docente

Adelci Silva dos Santos Mestrado em História
Data de admissão: 08/09/2006
Disciplinas lecionadas

Alexandre Fernandes Habibe Doutorado em Engenharia Metalúrgica
Data de admissão: 05/09/2000
Disciplinas lecionadas

Aline Rodrigues Botelho Mestrado em Design
Data de admissão: 03/02/2014
Disciplinas lecionadas

Ana Cristina dos Santos Malfacini Doutorado em Letras
Data de admissão: 23/03/2001
Disciplinas lecionadas

Ana Paula Zarur de Andrade Silva e Salz Mestrado em Design
Data de admissão: 01/09/2009
Disciplinas lecionadas

Andre Barbosa Vargas Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais
Data de admissão: 01/02/2012
Disciplinas lecionadas

Bruno de Souza Correa Mestrado em Design
Data de admissão: 05/08/2010
Disciplinas lecionadas

Claudia Maria Gil Silva Doutorado em Língua Portuguesa
Data de admissão: 11/02/2008
Disciplinas lecionadas

Clifford Neves Pinto Doutorado em Ciências (Física)
Data de admissão: 08/08/2003
Disciplinas lecionadas

Cristiana de Almeida Fernandes Mestrado em Design
Data de admissão: 04/01/2007
Disciplinas lecionadas

Laert dos Santos Andrade Mestrado em Profissional em Materiais
Data de admissão: 01/02/2016
Disciplinas lecionadas

Luis Claudio Belmonte dos Santos Mestrado em Engenharia de Produção
Data de admissão: 01/08/2008
Disciplinas lecionadas

Moacyr Ennes Amorim Mestrado em Gestão Universitária
Data de admissão: 01/02/2010
Disciplinas lecionadas

Patricia Soares Rocha Alves Mestrado em Profissional em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente
Data de admissão: 18/02/2008
Disciplinas lecionadas

Roberto de Oliveira Magnago Doutorado em Física
Data de admissão: 02/02/2009
Disciplinas lecionadas

Silvio Wander Machado Mestrado em Ciência da Arte
Data de admissão: 01/06/2011
Disciplinas lecionadas

Ver Mais

Recursos Disponíveis

A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula e bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos.

O curso ainda tem:
- Sala de Prancheta
- Laboratório de Plástica
- Aulas de Física Experimental
- Oficina de Prototipagem
- Laboratório de Fotografia

Além disso, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, ainda conta com o Clube FOA (academia, sala de lutas, piscina aquecida e quadras poliesportivas), Centro Integrado de Fisioterapia, Clínicas Odontológicas, Policlínica, Núcleo de Práticas Jurídicas, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA.

Critérios de Avaliação

A avaliação de desempenho acadêmico abrange os aspectos de frequência e aproveitamento, segundo Regulamentação própria do UniFOA, disponibilizada ao estudante através do Guia Acadêmico. A média exigida para a aprovação direta no respectivo período é igual ou superior a 7,0 (sete), obtida em duas avaliações bimestrais (cursos semestrais) ou quatro avaliações anuais (cursos anuais), devendo para o cálculo ser aplicada a média aritmética das AVDs. 

O discente possui a possibilidade de realização de prova denominada “Segunda Chamada” em casos previstos no Regulamento. O aluno que obtém média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) pode prestar Exame Final. Após o Exame Final será considerado aprovado o discente que possuir média igual ou superior a 5,0 (cinco) utilizando a média das AVDs e a nota do Exame Final. Quanto à frequência, o estudante deverá obter o mínimo de 75% de presença às aulas. 

As avaliações são compostas de provas escritas, suplementadas por trabalhos em grupo e/ou individual, apresentados na forma oral ou escrita, a critério do docente. Atualmente, adota-se um sistema misto de organização de provas, de modo a contemplar questões, dissertativa e objetiva, enfatizando a necessidade de que, independente do tipo de questão, a avaliação não se restrinja aos aspectos cognitivos, mas, privilegie, também, o desenvolvimento das habilidades pretendidas. 

Importante ressaltar que, após as aplicações das avaliações e conforme Normatização Institucional, professores e estudantes realizam procedimento denominado Vista de Prova visando a verificação da argumentação dos discentes quanto às respostas aplicadas, possibilitando ou não a revisão. Além do procedimento “Vista de Prova”, o discente possui ainda o recurso da Revisão de Prova.


Contato

Campus Olezio Galotti - Três Poços - Secretaria do curso: (24) 3340-8400
Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, Três Poços, Volta Redonda - RJ. Cep: 27240-560

Prática Profissional

O curso de Design prepara o aluno para atuar amplamente na área, entendendo que a profissão é muito mais que um diferencial visual. O Design é reconhecido no Brasil e no exterior como uma forma de pensamento; um processo de desenvolvimento que adapta os sistemas aos chamados usuários. No entanto, entende-se que um curso desta natureza deve atender a uma demanda regional, com os olhos voltados para os grandes centros. A meta é que o curso alcance 100% de empregabilidade em qualquer turma que se forme, como já está acontecendo.

O aluno pode participar de atividades de estágio desde o terceiro período do curso; a partir do sétimo o estágio é obrigatório. O designer se forma para desenvolver projetos na área visual e de produto, e pode também atuar com moda, embalagens, design digital etc., pois, no último semestre desenvolve um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, cujo tema é de livre escolha.

O egresso é preparado para ser autônomo, gestor da própria carreira. Empresas de todos os ramos podem (e devem) ter seus próprios designers - as agências de publicidade, produtoras web, produtoras de vídeo e indústrias, são a maior fonte empregadora. Entre os destaques dos nossos ex-alunos, há inserção em grandes organizações, como GloboSat, MAN Latin América, Mafagafo Estúdio, entre outros.

Blog O Design está aqui

Clique aqui para acessar

Publicações

Clique aqui para acessar