Bolsas, Descontos e Convênios


Bolsa FAAC

O Fundo de Amparo ao Aluno Carente - Faac oferece ao aluno bolsa de estudo parcial por meio de processo de seleção, conforme edital publicado a cada semestre.
A seleção dos candidatos à bolsa é feita através de levantamento socioeconômico. Para participar do processo é preciso que o estudante esteja regularmente matriculado e que o curso possua Diretório Acadêmico.
 
Para visualizar o edital, o cronograma e a ficha de inscrição, acesse a área restrita do site

Bolsa de Iniciação Científica - Pibic

Para estimular a Iniciação Científica, a reitoria do UniFOA oferece bolsas aos alunos interessados na pesquisa.

O procedimento para obtenção da bolsa vai de acordo com as regras estabelecidas pelos órgãos de fomento e pela avaliação dos membros do Núcleo de Pesquisa do UniFOA. 

O aluno interessado deve procurar seu orientador e avaliar as possibilidades de receber a bolsa, que será concedida dependendo da qualidade/impacto dos trabalhos e currículos dos envolvidos.

As solicitações de bolsas podem ser efetuadas em qualquer período do ano, com exceção daquelas condicionadas à publicação de editais específicos.

Vale a pena lembrar que a Iniciação Científica pode ser realizada voluntariamente, em qualquer período do ano, independentemente da bolsa de apoio.
 


Bolsa de Extensão - Pibex

As bolsas de extensão são destinadas aos professores e alunos da graduação e licenciatura que queiram desenvolver projetos para dinamizar a cultura, produção e difundir seus conhecimentos.

O aluno interessado deve procurar o professor responsável pelo projeto para verificar a possibilidade de obtenção da bolsa e, por fim, encaminhar o formulário de extensão prevendo o incentivo.

As bolsas concedidas pelo UniFOA deverão obedecer às regras do Edital de Extensão do UniFOA.


Bolsa Monitoria

Modalidade de ensino-aprendizagem desenvolvida por alunos regularmente matriculados, com acompanhamento de professores e possibilidade de obtenção de bolsas institucionais pela participação.

A seleção acontece anualmente e todas as informações são disponibilizadas na área restrita do aluno.

Para visualizar o edital, acesse a área restrita do site. Mais informações, entre em contato com o Nadd, pelo telefone (24) 3340.8414.

Financiamentos

FIES - O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES é um programa do Ministério da Educação, Governo Federal, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A FOA/UniFOA aderiu ao FIES, em conformidade com a Portaria Normativa nº 25, de 21 de Dezembro de 2016; o processo seletivo dos alunos será realizado por meio do Sistema de Seleção do Fies – FIES Seleção.

Os ingressantes interessados em estudar no UniFOA, com financiamento FIES poderão se inscrever para o processo seletivo do  1º Semestre de 2017  no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br, ficando os candidatos cientes que deverão atender cumulativamente às condições previstas na Portaria Normativa MEC nº 25, de dezembro de 2016 e respectivo Edital, que será publicado oportunamente pelo MEC.

A Portaria Normativa MEC nº 25, 21 de dezembro de 2016, dispõe que as vagas estão condicionadas à disponibilidade orçamentária e financeira do FIES, aos conceitos dos cursos obtidos no âmbito do Sinaes, cursos prioritários, relevância social apurada por microrregião e medidas adotadas pela SERES/MEC, SESu-MEC ou pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que impactem no número de vagas autorizadas no Cadastro e-MEC ou no número de vagas ofertadas pela IES em cada curso e turno.

DA EXPECTATIVA DE DIREITO:

Importante frisar que a pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies, referente ao 1º Semestre de 2017, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do FIES - SisFIES e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes da Portaria Normativa MEC nº 10 de 2010 e regulamentações posteriores.

Acesse aqui a íntegra da Portaria Normativa nº 10, de 30 de abril de 2010

Acesse aqui a íntegra da Portaria Normativa nº 25, de 21 de dezembro de 2016

Acesse aqui o passo-a-passo para a validação da sua inscrição

Acesse aqui os documentos exigidos para validação do FIES - 1º Semestre 2017

Acesse aqui os documentos exigidos para a matrícula.

Veja aqui um vídeo elaborado pelo SEMESP com um passo-a-passo de como se inscrever no FIES.

Transferências

Os alunos de outra instituição, que desejam estudar no UniFOA, podem solicitar a transferência e ganhar desconto na mensalidade. Os descontos abrangem todos os cursos de graduação oferecidos pelo UniFOA, exceto Medicina, Odontologia e Direito.

 

O desconto de 20% será concedido mediante as seguintes regras:

 

• Somente haverá isenção da 1 mensalidade/matrícula se o aluno tiver pago valor igual ou superior na IES de origem. A diferença terá que ser paga, caso o valor da outra IES seja menor.

• Não haverá, em hipótese alguma, isenção das demais mensalidades, mesmo que o aluno tenha pago na outra IES.

• Não haverá nenhum desconto nas mensalidades de janeiro e julho de cada semestre. 

• O desconto de transferência não será concedido ao aluno que tenha vínculo anterior com o UniFOA.

 

Transferência Medicina

O UniFOA informará se haverá o Processo Seletivo de Transferências Internas e Externas do curso de Medicina para ingresso no primeiro semestre de 2017, após o resultado do Processo Seletivo de Ingresso pelo Enem, cujos resultados serão divulgados em janeiro.

Convênios com empresas

O UniFOA Empresarial é um canal de comunicação que amplia a relação entre o Centro Universitário de Volta Redonda e as empresas e instituições públicas e privadas da região.

Nele, o aluno pode conhecer e se informar sobre convênios de estágio, parcerias comerciais, curso de capacitação, consultoria, seminários, simpósios e outros serviços, podendo se cadastrar em vagas de emprego e estágio.


Veja aqui a lista completa de empresas conveniadas.

Para saber mais, acesse o site: unifoa.edu.br/empresa

O UniFOA oferece também desconto para alunos que concluíram o ensino médio na rede pública e irão ingressar no primeiro período. 

Seguro Educacional

A Fundação Oswaldo Aranha - FOA, mantenedora do UniFOA, estipulou com a Mapfre Seguros um Seguro Educacional, através da Sauer Assessoria e Corretora de Seguros, pago pela própria FOA e desvinculado da anuidade e de suas parcelas.

O seguro - cujo manual o aluno recebe na ocasião da matrícula - é independente de adesão voluntária do aluno e seu responsável financeiro, mas lhes dá coberturas e garantias desde o primeiro dia seguinte ao da inclusão dos beneficiários na apólice.

Por isso, é importante que, mesmo sendo maior de 16 anos, o aluno assine os documentos de matrícula com seu responsável financeiro (pai, mãe, cônjuge, outra pessoa).

Consulte o Manual da Mapfre Seguros para maiores informações.

 

Portadores de Diploma

No UniFOA, quem já possui formação superior em qualquer instituição, também encontra oportunidade. Antes do ingresso à instituição, é realizada uma análise curricular para verificar a compatibilidade de disciplinas em áreas afins, para que o aluno possa começar o período com aproveitamento.

Para saber mais, entre em contato com a Central de Atendimento:

(24) 3340-8414

 

*Exceto para o curso de Medicina

 

Estágios no UniFOA

No UniFOA, o aluno tem a oportunidade de estagiar nas mais renomadas empresas públicas e privadas da região.

A Central de Estágios do UniFOA intermedia e monitora o aproveitamento das oportunidades de estágio para os alunos dos cursos superiores de tecnologia e graduação.

 

Contato:

(24) 3340-8400 - Ramal: 8593

Local: Campus Olezio Galotti – Prédio 13 sala 7

Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, nº 1325, Três Poços, Volta Redonda - RJ – CEP 27240-560

 

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas aos alunos de cursos de licenciatura participantes no projeto. No caso do UniFOA, especificamente, o curso de Educação Física.

O procedimento para obtenção da bolsa vai de acordo com as regras estabelecidas pelo órgão de fomento - Capes - e pelas diretrizes do UniFOA. O aluno interessado deve ficar atento aos Editais de Processo Seletivo disponibilizados no curso.

As solicitações de bolsas podem ser efetuadas a partir do 2º semestre do curso, com exceção daquelas condicionadas à publicação de editais específicos. As bolsas são pagas pela Capes diretamente aos bolsistas, por meio de crédito bancário no valor de R$400,00 (quatrocentos reais).